LAZARO DE ORTECHO, J. M.(2014). O RITUAL DAS MEDICAÇÕES OCULTAS: processos e dramaturgias no espetáculo Pulsão (EL RITUAL DE LAS MEDICACIONES OCULTAS: procesos y dramaturgias en el espectáculo Pulsión). SALA PRETA (Dossiê Espetáculo: performance e política). Volumen: 14. (pp. 0 - 0).
LAZARO DE ORTECHO, J. M.(2014). O OCASO DA PRIMAVERA E OUTRAS PEÇAS (El Ocaso de la Primavera y otras piezas). SÃO PAULO. Giostri.
LAZARO DE ORTECHO, J. M.(2013). Dramaturgia na Pós-Modernidade: aspectos performáticos da escrita cênica contemporanea. REBENTO (Brote): revista de Artes e Espetáculo. Volumen: 1. (pp. 43 - 53).
LAZARO DE ORTECHO, J. M.(2013). A Dramaturgia Contemporânea e a Renovação do Corpo em Cena na Pós-modernidade (La Dramaturgia Contemporánea y la Renovación del Cuerpo en Escena en la Pos Modernidad). En Experiências Compartilhadas em Dança: Formação de Plateia (Experiencias Compartidas en Danza: Formación de Público). (pp. 47 - 72). SAO PAULO. Editora UNESP.
LAZARO DE ORTECHO, J. M.(2012). Elementos para entender o jogo da gramática narrativa atual. En Anais do II Seminário Nacional de Pesquisa em Teatro. (pp. 9 - 18). UBERLANDIA. Editora UFU.
LAZARO DE ORTECHO, J. M.(2011). A dramaturgia de José Enrique Mavila (1957-2002). OUVIROUVER (OIROVER). Volumen: 7. (pp. 264 - 273).
LAZARO DE ORTECHO, J. M.(2011). Dramáticas Re-Significadas, Agires Comunicados. En Caderno de trabalho: Buraco D`Oráculo (Cuaderno de Trabajo: Hueco d`Oráculo). (pp. 23 - 32). SAO PAULO. Buraco D`Oráculo.
LAZARO DE ORTECHO, J. M.(2011). Hamlet e Ofélia entre a vida e a morte: eis as questões. ATELIÊ COMPARTILHADO (Atelié compartido). Volumen: 1. (pp. 91 - 98).